ansiedade de separaçao nos cães

Ansiedade de Separação: Porque Acontece e Como Eliminar

Já voltaste a casa para descobrir que o teu cão rasgou o teu par de sapatos favorito ou destruiu uma almofada de sofá? Se sim, então podes estar a lidar com um cão com ansiedade de separação. A ansiedade de separação é um problema real para muitos donos de cães, mas não tem de ser! Aqui está o que precisas de saber sobre a ansiedade de separação em cães e como ajudar o teu amigo peludo a ultrapassá-la.

 

O que é a Ansiedade de Separação?

A ansiedade de separação é definida como “uma desordem caracterizada por angústia ou problemas de comportamento que ocorrem quando um dono sai de casa”. Por outras palavras, é o medo de estar longe de ti, o seu dono. Os cães com ansiedade de separação podem andar, ladrar, uivar, ficar ofegantes ou esconderem-se quando são deixados sozinhos. Alguns podem tentar fugir de sua casa. Outros podem tornar-se destrutivos, destruindo a mobília ou destruindo artigos domésticos. E alguns podem tornar-se retraídos, recusando-se a comer ou a dormir.

 

Há várias causas possíveis de ansiedade de separação em cães. Pode ser o resultado de um desmame precoce da ninhada, abandono ou negligência prévia, acumulação de energia por falta de exercício, mudanças na dinâmica familiar (um bebé a nascer, um divórcio), ou até mesmo a mudança para uma nova casa. Qualquer que seja a causa, a ansiedade de separação é um problema real tanto para os cães como para os seus donos. Mas há formas de ajudar!

 

Como Ajudar o Teu Cão com Ansiedade de Separação

O primeiro passo é falares com o teu veterinário sobre as tuas preocupações. Eles podem excluir qualquer problema médico subjacente que possa estar a causar os sintomas do teu cão. A partir daí, aqui estão algumas dicas para ajudares o teu cão a ultrapassar a sua ansiedade de separação:

1) Exercício físico: Um cão cansado é um cão feliz e sereno! Certifica-te de que o teu cachorro está a fazer muito exercício durante o dia. Uma longa caminhada antes de saíres de casa pode ajudar a cansá-lo e torná-lo mais propenso a dormir uma sesta enquanto estás fora.

2) Estimula a mente: Alimentar o teu cão com as suas refeições através de slow feeders, puzzles alimentares ou brinquedos Kong pode ajudar a manter a sua mente ocupada enquanto estiveres fora. Esta também é uma ótima maneira de o cansar ao nível cognitivo!

3) Certifica-te de que ele tem um espaço seguro: O treino de transportadora/ jaula é útil para cães com ansiedade de separação. Ter um espaço seguro para onde ele pode ir quando se sente ansioso vai ajudá-lo a sentir-se mais seguro. Certifica-te de que introduzes a transportadora/ jaula lentamente e torna o processo numa experiência positiva para o teu cachorro!

4) Dessensibiliza-o para os teus sinais de partida: Se vestires sempre o teu casaco mesmo antes de saíres, o teu cão pode começar a ficar ansioso assim que te vir a vesti-lo. Para o dessensibilizares, veste o teu casaco e depois faz outra coisa – senta-te e lê um livro ou vê televisão durante 10 minutos antes de saíres de casa. Pegar na trela também é um trigger que provoca ansiedade antes do inicio do passeio por isso, podes aplicar o mesmo conceito que no exemplo do casaco.

5) Gradualmente aumenta o tempo em que te vais embora: Se normalmente sais para o trabalho às 8h e voltas para casa às 18h, tenta sair por apenas 10 minutos no início e aumenta gradualmente o tempo que estás fora até que estejas à altura das tuas horas habituais fora de casa. Isto vai ajudar o teu cão a habituar-se a ficar sozinho durante períodos de tempo mais longos sem ficar demasiado ansioso.

 

Se já tentaste todas estas coisas e ainda não viste melhorias nos sintomas do teu cão, talvez seja altura de procurar ajuda profissional de um treinador. Com paciência e reforço positivo, a maioria dos cães consegue ultrapassar a sua ansiedade de separação!

 

A ansiedade de separação é um problema real para muitos cães e para os seus donos – mas não tem de ser! Com alguma paciência e reforço positivo, a maioria dos cães consegue ultrapassar a sua ansiedade de separação! Fala com o teu veterinário sobre o que pode estar a causar os sintomas do teu cão e tenta algumas das dicas acima para ajudar a aliviar as suas ansiedades. Se tudo o resto falhar, procura ajuda profissional de um treinador para te ajudar.