5 Dicas para Manteres o Teu Cão Calmo em Casa

6 Dicas para Manteres o Teu Cão Calmo em Casa

Se alguma vez chegaste a casa e encontraste o teu cão super excitado e quase impossível de acalmar, não estás sozinho!

Os cães podem ficar excitados por várias razões – uma nova pessoa dentro de casa, um pássaro lá fora ou simplesmente porque sabem que está na hora de um passeio. Seja qual for a razão, há algumas coisas que podes fazer para ajudar a acalmar o teu cão.

 

1) Mantém os passeios curtos no início. Se o teu cão está habituado a dar uma hora de passeio todos os dias, tenta antes dividir o passeio longo em dois passeios mais curtos. Os cães que têm muita energia para queimar podem ficar ainda mais excitados se tiverem de esperar por uma longa caminhada. Ao separares o passeio em duas caminhadas mais curtas, vais ajudar o teu cachorro a queimar alguma energia sem exagerar.

 

2) Põe de parte algum tempo para brincar. Para além das caminhadas, o teu cão precisa de algum tempo para brincar todos os dias. Isto pode ser feito dentro de casa com brinquedos de estimulação mental (Kong) ou fora de casa com brinquedos interativos (bolas). Mais uma vez, o segredo é não exagerar – demasiado tempo para brincar pode levar a um cão excessivamente excitado.

 

3) Criar um ambiente calmo. Os cães podem sentir quando estamos stressados, por isso é importante criar um ambiente calmo em casa. Isto significa evitar ruídos altos, manter as refeições descontraídas, e não estimular demasiado o teu cachorro com demasiada atividade ao mesmo tempo e até habitua-lo a crate/jaula para ter momentos em que possa estar sozinho e relaxado a descansar. A tua casa deve sem um templo, não a Disneyland!

 

4) Usa reforços positivos. Quando o teu cão fizer algo de bom (sentar calmamente ao comando, por exemplo), não te esqueças de o recompensar positivamente (sem o excitar). Isto irá ajudá-los a associar o bom comportamento com reforços positivos e tornar os bons comportamentos mais suscetíveis de serem repetidos no futuro.

 

5) Proporciona-lhe bastante exercício. Um cão cansado é um cão calmo por isso certifica-te de que o teu cachorro está a fazer exercício suficiente todos os dias. Para além das caminhadas e da brincadeira, considera a possibilidade de os inscreveres numa creche 1 vez por semana. Brincar contigo é importante mas igualmente importante é poder brincar com outros cães.

 

6) Usa tapetes olfativos e slow feeders: dentro de casa é sempre um desafio gastar energia ao teu cão. Os tapetes olfativos e os slow feeders são otimas ferramentas para usares durante a refeições, estimulando o teu cão a pensar como obter o alimento.

 

 

Resumindo, os cães estão cheios de energia e excitação e isso faz parte do que adoramos neles! No entanto, por vezes a sua exuberância pode ser esmagadora, especialmente quando estamos a tentar relaxar em casa depois de um longo dia. Se te encontrares frequentemente nesta situação, experimenta estas cinco dicas e vê se elas ajudam a acalmar o teu patudo.