
Controlo de Impulsos nas Portas
Vamos começar por imaginar um cenário fictício, mas que, a bem dizer, acontece em muitas casas (talvez te identifiques com este cenário).
O cão acorda de manhã e começa a correr pela casa num estado demasiado excitado porque está na hora de ir dar uma volta. Salta, ladra, fica sem fôlego… um ou todos estes comportamentos estão a acontecer. Estás pronto para sair de casa e apressas-te a pôr a trela e a sair pela porta. O teu cão, concentrado em tudo menos em ti, dispara para fora da porta como uma flecha!
Então, o que se passa numa situação destas?
1) Antes de mais, estás a recompensar o teu cão por estar neste estado de espírito muito excitado e desconectado de ti. Ao permitires que ele dê um passeio neste estado excessivamente excitado, estás essencialmente a ensinar-lhe que está tudo bem e que este comportamento é a chave para conseguir ir passear.
2) Estás a ensinar ao teu cão que não há problema em ignorar-te face aos estímulos da rua. Que este estado de excitação é o que nós queremos (quando não é!). Quando o teu cão está num estado elevado/excitado, é fácil para ele fazer escolhas que não são as melhores (ou seja, ladrar, rosnar, saltar).
3) Os passeios transformam-se em momentos stressantes para ti e para o teu cão, quando deveriam ser uma altura em que ambos deveriam relaxar e divertir-se!
4) Isto também é uma questão de segurança. Deixar o teu cão sair pela porta sem regras pode levá-lo a ser atropelado ou a esbarrar num cão menos sociável, podendo levar a uma luta que poderia ter sido evitada.
Agora que compreendes algumas das coisas que estão a acontecer, o que podes fazer para ajudar nesta situação?
Esta pergunta não é facilmente respondida, pois há muitas coisas que estão a criar este estado de ansiedade/ excitação, mas uma coisa que podes começar a treinar é o controlo de impulsos e a implementação de limites muito claros nas portas.
Treinar um cão para esperar numa porta é um processo que envolve vários passos e que pode demorar algum tempo até teres resultados.
Aqui estão algumas dicas para te ajudar a treinar o teu cão para esperar numa porta:
1) Começa por ensinar ao teu cão o comando de “fica” . Isto irá ajudar o teu cão a compreender que eles devem permanecer no lugar até que lhes dês permissão para se levantarem.
2) A seguir, escolhe uma porta que gostarias que o teu cão esperasse, tal como a porta de casa.
3) Sempre que estiveres prestes a abrir a porta, usa o comando “fica” para dizeres ao teu cão para se manter no lugar. Se ele tentar mover-se em direção à porta, guia-o com a trela de volta à sua posição e repete o comando.
4) Quando o teu cão for capaz de permanecer no lugar quando usares o comando “fica”, podes começar a aumentar gradualmente a quantidade de tempo que lhe é exigido para esperar depois de abrires a porta. Começa com apenas alguns segundos, e gradualmente trabalha até períodos mais longos.
5) À medida que o teu cão se torna mais hábil a esperar na porta, podes adicionar distrações ao treino. Por exemplo, podes mandar alguém bater à porta ou tocar à campainha enquanto o teu cão está à espera. Isto irá ajudar o teu cão a aprender a manter-se concentrado e paciente mesmo em face das distrações.
Sê paciente e consistente com o teu treino, e recompensa o teu cão com elogios, guloseimas, ou brinquedos sempre que eles esperarem com sucesso na porta. Isto irá ajudar a reforçar o comportamento e tornar mais provável que o teu cão continue a esperar à porta no futuro.
Já lá vão os dias em que no treino de cães só falava em ser o “alfa”, connosco a entrar/sair pela porta primeiro e só depois o nosso cão podia vir. Na nossa opinião, devemos ensinar o cão a vir até à porta e a parar, esperando calmamente que a porta se abra, controlando o seu impulso para sair até lhe ordenarmos que saia. Estamos assim a ensinar ao cão que, estando calmo e pacientemente à espera, ele vai conseguir o que quer.
Queremos o teu cão focado em ti e calmamente à espera da direção que lhe vais dar, em oposição a sair disparado pela porta como uma flecha, ignorando as tuas ordens. Queremos que o teu cão tenha controlo sobre os impulsos e espere até ser libertado antes de sair pelas portas.
Experimenta!